
Música Católia
Musicas Religiosas
VP Product
A música católica popular, até meados do século XX chamada Cânticos espirituais, é um estilo musical de cunho religioso surgida na Antiguidade, que perpassou a Idade Média e está presente em todos os países de presença católica, em cada qual deles com suas peculiaridades e ritmos, mas que ganhou um ponto de inflexão a partir do Concílio Vaticano II. Atualmente abrange uma ampla variedade de estilos e rítmos de músicas usados tanto no serviço litúrgico quanto páralitúrgico da Igreja católica, que cresceram antes e depois das reformas do Concílio Vaticano II.
Salmos Responsoriais
Content Manager
O salmo responsorial é parte integrante da Liturgia da Palavra. Isto significa que aquilo que a Palavra de Deus proclama, na primeira leitura, transforma-se em oração com a mesma Palavra de Deus, uma vez que todo salmo é Palavra de Deus. A maioria dos fiéis sabe que o Salmo Responsorial possui um refrão que, geralmente, é cantado ou recitado pela assembleia. Os salmos, em seu texto original, não trazem refrão; porém, na Liturgia um refrão é introduzido, selecionado entre os versículos do próprio salmo.
Músicas Sacras
HR Representative
A música sacra, em sentido restrito, é a música erudita própria da tradição religiosa cristã católica, é um gênero musical caracterizado por composições criadas para a cultura religiosa ou sob influência da religião. Em sentido mais amplo é usada como sinônimo de música litúrgica, que é a música própria para missas e ritos religiosos cristãos. Geralmente ela é conceituada como musicalidade criada para animar os sentimentos da natureza do sagrado e da espiritualidade. Surgiu na idade média, passando por épocas como o renascimento, o barroco, o romantismo finalmente o modernismo.
Cânticos Gregorianos
Account Director
O Canto Gregoriano é o canto litúrgico próprio da Igreja Católica. É um gênero de música sacra cristã que tem suas raízes em tradições musicais judaicas de recitação salmódica. Tem seu início no cristianismo primitivo mas sua primeira grande estruturação e unificação se deu em meados do século VII com São Gregório Magno e veio a passar por outra grande estruturação, recuperação e revisão no século XIX pela Abadia de Solesmes. Sendo ainda hoje o canto próprio da Igreja Católica, seu repertório continua sendo executado na liturgia, sobretudo em missas e no ofício divino.
Cantos Instrumentais
Marketing Associate
A música instrumental, abstendo-se da comunicação direta através das palavras, está livre para expressar da forma mais original os sentimentos de seus intérpretes, e ao mesmo tempo, deixa livre quem escuta para recebê-la com a melhor forma que lhe ocorrer. Ajuda na concentração e raciocínio para atividades que requer atenção e pensar. Melhora a performance intelectual e abstendo-se da comunicação direta através das palavras, está livre para expressar da forma mais original os sentimentos e ao mesmo tempo, deixa livre quem escuta para recebê-la com a melhor emoção que lhe ocorrer.
Hinos Litúrgicos
Product Manager
Hino é uma composição musical caráter religioso, escrito especificamente para louvor ou adoração tipicamente endereçado a Deus. A hinódia cristã é inspirada nos Salmos de Davi as quais são dirigidas como adoração e louvor a Deus. Muitos referem-se a Jesus direta ou indiretamente. Os hinos cristãos são escritos com temas especiais conforme as datas do calendário litúrgico tais como Natal, quaresma, Páscoa e Pentecostes.