top of page

Janeiro - Martírios, Festas e Comemorações dos Santos

1. SANTO ANTÃO
17 de janeiro

1. SANTO ANTÃO
17 de janeiro

Abade - 251 à 356 dC

Pai do monaquismo cristão, Santo Antão nasceu no Egito em 251 . Com apenas 20 anos, Santo Antão havia perdido os pais; ficou órfão com muitos bens materiais, mas o maior bem que os pais lhe deixaram foi uma educação cristã.

6. SÃO TIMÓTEO E SÃO TITO - 26 de janeiro

6. SÃO TIMÓTEO E SÃO TITO - 26 de janeiro

Bispos - 33 à 36 dC

São Timóteo e São Tito foram discípulos de São Paulo, presidiram as comunidades cristãs da ilha de Éfeso e de Creta, respectivamente. Do mesmo modo, a eles foram dirigidas três cartas atribuídas a são Paulo. A festa de ambos é celebrada neste 26 de janeiro, o dia seguinte à festa da Conversão do Apóstolo dos gentios.

7. SÃO TOMÁS DE AQUINO - 28 de janeiro

7. SÃO TOMÁS DE AQUINO - 28 de janeiro

Presbítero e doutor da Igreja - 1225 à 1274 dC

Uma das maiores figuras da teologia católica: São Tomás de Aquino. Nasceu em 1225, no castelo de Roccasecca, no sul do Lácio. Pertencia a uma nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: “Quem é Deus?”.

2. SÃO SEBASTIÃO - 20 de janeiro

2. SÃO SEBASTIÃO - 20 de janeiro

Mártir - 256 à 288 dC

São Sebastião nasceu em Narbonne; os pais eram oriundos de Milão, na Itália, do século terceiro. São Sebastião, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos.

5. FESTA PELA CONVERSÃO DE SÃO PAULO - 25 de janeiro

5. FESTA PELA CONVERSÃO DE SÃO PAULO - 25 de janeiro

Apóstolo - 33 à 36 dC

Celebramos, no dia 25 de janeiro, a festa litúrgica da conversão de São Paulo Apóstolo, um dos maiores propagadores do evangelho de Jesus no Novo Testamento. Paulo evangelizava os gentios e viajou bastante em missão e, desta forma, converteu muitos ao cristianismo. Paulo é um dos pilares da Igreja Católica junto com Pedro.

4. SÃO FRANCISCO DE SALES - 24 de janeiro

4. SÃO FRANCISCO DE SALES - 24 de janeiro

Bispo e doutor da Igreja - 1567 à 1622 dC

Francisco de Sales, primogênito dos treze filhos dos Barões de Boisy, nasceu no castelo de Sales, na Sabóia, em 21 de agosto de 1567. A família devota de São Francisco de Assis, escolheu esse para ele, que posteriormente o assumiu como exemplo de vida.

3. SANTA INÊS - 21 de janeiro

3. SANTA INÊS - 21 de janeiro

Virgem e mártir - 291 à 304 dC

Santa Inês ou Agnes, seu nome vem do grego, que significa pura e casta. Ela pertenceu a uma família romana e, segundo os costumes do seu tempo, foi cuidada por uma aia (uma babá) que só a deixaria após o casamento.

8. SÃO JOÃO BOSCO - 31 de janeiro

8. SÃO JOÃO BOSCO - 31 de janeiro

Presbítero - 1815 à 1888

Dom Bosco, também chamado de São João Bosco, foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o Pai e Mestre da Juventude, nasceu em 16 de agosto de 1815 em uma comuna italiana chamada Colle dos Becchi, na região de Piemonte, Itália, perto da cidade de Castelnuovo de Asti. Hoje a cidade se chama Castelnuovo Dom Bosco em homenagem a ele e contam com apenas 3.036 habitantes.

n

bottom of page